O projeto

Café Espacial é um projeto independente de arte e cultura criado em 2007 pelo editor Sergio Chaves e pela jornalista Lídia Basoli. Sua proposta é a formação de novos públicos leitores, memória e reflexão sobre a cultura brasileira por meio da difusão de linguagens artísticas diversas, tais como histórias em quadrinhos, cinema, literatura, música, dentre outras.

A Café Espacial conta com um vasto leque de colaboradores e visa sempre promover a inclusão e integração de novos artistas, favorecendo ensaios experimentais e reflexivos, além de estabelecer o intercâmbio com leitores e produtores culturais de outros países, como já ocorre com Portugal e Argentina.

Publicação referência do gênero cultural no Brasil, a revista Café Espacial obteve 7 (sete) premiações nacionais. Seu projeto é caracterizado, acima de tudo, pelo pluralismo artístico e pela diversidade de tendências, que repercutem na sinergia editorial da revista de modo singular.

 

PROJETO EDITORIAL

A Café Espacial visa prestigiar novos artistas estabelecendo o intercâmbio com a produção independente de outros países, como já ocorre com a Argentina e Portugal.

Desde a primeira edição, a Café Espacial contempla trabalhos autorais em um movimento conjunto com os próprios autores e leitores, que participam de forma atuante do projeto editorial.

Cinema, fotografia, música, literatura e as demais artes presentes na Café Espacial repercutem de forma direta ou indireta nas histórias em quadrinhos, o que confirma a sinergia editorial do projeto.

Nossos 5 Troféus HQMIX

PREMIAÇÕES

• 5 (cinco) Troféus HQMIX
Melhor publicação independente de grupo
(2009 a 2012 e 2014)


• Prêmio DBArtes
Melhor publicação independente (2009)


• Troféu Bigorna
Melhor publicação independente (2008)

  • INDICAÇÕES E DESTAQUES
  • (2011 a 2014, 2016) Indicação ao Festival International de La Banda Dessinée de Angoulême (França) na categoria Alternative
  • (2015) Participação no XI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (Portugal), palestra e exposição “Café Espacial à Quinta”
  • (2012) Indicação ao 5º Festival International de la Bande Dessinée d’Alger (Argélia)
  • (2010) Participação no VI Semana Comic (Bolívia) com a palestra “Producción independiente de historietas em Brasil: propuesta de La revista Café Espacial”
  • (2008 a 2017) Indicada ao Troféu HQMIX
Ilustração: Shiko