A proposta da Café Espacial sempre foi a de publicar diferentes linguagens artísticas. Quadrinhos autorais, contos literários, fotografias, entre outras artes, sempre estiveram presentes na publicação, mas foi apenas a partir da edição 08, lançada em 2010, que passou a publicar também a seção de poesia visual À deriva, com a estreia do typedesigner Jefferson Cortinove.
Hoje, o olhar e evolução do design da Café Espacial se arrastou para fora da própria revista e o lançamento de um livro de poesia visual trata-se, portanto, de um resultado natural dentro do projeto.
Cortinove reúne 88 de seus poemas em “Roubadas de um jardim”, seu segundo livro, onde fica perceptível uma abordagem poética repleta de significados e sentimentos. A palavra, nele, é fundamental, mas não se restringe apenas à composição tipográfica, campo por onde o poeta também transita.
O prefácio ficou a cargo do designer e tipógrafo Leonardo Buggy, que, no texto, diz: “Fruto de uma poética que não envelhece, esta obra existe porque o quer. Existe porque o movimento impetuoso da alma de J. Cortinove se reflete no seu trabalho com a tipografia.”
Avaliações
Não há avaliações ainda.